terça-feira, 22 de julho de 2014

Momentos

Voltando das férias, da Copa-do-mundo, e depois de organizar minimamente as coisas por aqui já que o computador antigo queimou, deixo mais uma reflexão, ou reflexo, do meu pequeno mundo interno.
Recentemente, enquanto apreciava um momento especial, me pus a pensar em como parece que a vida nada mais é do que uma coleção de momentos. 
Se isso for verdade, definitivamente não há coleção melhor para se fazer!
A cada momento marcante que coleciono, relembro diversos outros pretéritos. Alguns simbolizados por uma imagem, uma foto, um local, ou apenas uma boa memória.
Muitas vezes parece que nada poderia ser mais perfeito, e dessa sensação, surge uma grande gratidão pela oportunidade de vivenciar tanta coisa!

 Lugares lindos, paisagens, companhia, gente querida, música boa, som do mar, da natureza, clima gostoso, comidas e sabores, enfim, as mais diversas coisas que tocam um ou mais sentidos de forma tão agradável.

Logo surge a suspeita de que naquele pequeno momento cabe todo o universo, o infinito num instante, e a constatação de que foi necessária a combinação de inúmeros fatores para culminar apenas naquele local e tempo.
Dar-se conta disso é algo realmente sensacional e incomparável.
Como é bom lembrar de todos que já fizeram ou fazem parte desses momentos, mas alguém já parou para se questionar o que será que torna certas ocasiões tão especiais?
Será que são os fatores externos (o que vemos, cheiramos, degustamos ou apreciamos) que fazem a diferença?
Penso que não. Basta observar como uma mesma experiência pode ser sentida de diversas maneiras. Enquanto alguns desfrutam a situação, outros simplesmente não conseguem relaxar e se apegam a pequenos detalhes ou eventuais problemas.
É incrível como tem gente que consegue ficar de mau humor em um lugar paradisíaco por causa de um mosquito, porque esqueceu algo em casa, ou seja lá qual for o motivo.
Por isso, como reagimos aos eventuais imprevistos, problemas ou adversidades que podem surgir faz muita diferença!
Pode soar algo banal, mas na verdade é extremamente relevante, porque na vida absolutamente todos os fenômenos podem ser vistos de um ponto de vista ou outro, adjetivados de forma positiva ou negativa, ser ou não valorizados.
Portanto, a reação que temos está muito mais ligada a uma estrutura interna do que externa.
Compreender isso é super importante para conseguir enxergar e realizar a liberdade que temos frente ao que acontece. 
Afinal, como já falei antes, não precisamos ficar fixados em uma visão ou reação automática.
Felizmente eu tive a oportunidade de conhecer uma forma de ver e entender a vida que evidencia essa possibilidade e ensina como alcançar tal liberdade.
E não é tão difícil assim.
Associando uma visão e atitude corretas, é notório como as fixações internas e egóicas se reduzem para abrir espaço às virtudes como a compaixão, amorosidade, etc.
Com um pouco de prática, e com essas virtudes como referencial, altera-se completamente a forma de perceber e sentir o mundo, sobretudo se comparado à forma egoísta e mesquinha em que estamos acostumado a viver.
É algo que definitivamente revoluciona silenciosamente por dentro e, consequentemente, o que vemos fora.
Mais uma prova de que nossa atitude interna é que determina como vemos o externo. 

De fato vivemos em um mundo espelhado. Não é a toda que é esse o nome do blog!
Tudo que vemos é um espelho de nossa mente. Mais do que nunca, a demonstração de um pensamento que, apesar de já ter se tornado até clichê, poucos realmente entendem, ou, quando entendem, ignoram, de que para mudarmos o mundo a melhor forma é começando alterando a nós mesmos.
Temos uma capacidade incrível de criar a configuração ou interpretação que quisermos dos fenômenos, e isso é tudo que podemos fazer.
Tem até música que diz isso:
Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!
(Gabriel o Pensador) 
   
Eu não poderia concordar mais! 

Como conclusão lógica de tudo que foi dito, fica uma sugestão...

Se você sorrir para a vida certamente ela vai sorrir de volta, então, que tal sorrir sempre e mais? :)